domingo, 23 de março de 2014

Saudade?

Saudade?

(Paula Campos Soares)

Estive pensando muito na vida ultimamente, nos problemas que aparecem, nas dúvidas que surgem e senti saudade daquele tempo em que não havia tantos problemas e dúvidas. Ao sentir essa saudade, comecei a analisar o termo e o seu sinônimo "sentir falta". Analisei tanto que me peguei pensando na diferença entre os dois sinônimos, se é que ela existia. Por diversas vezes, ouvi pessoas dizendo que "saudade" só existe na língua portuguesa e isso me fez pensar muito no significado do "sentir falta", já que essa expressão não é privilégio nosso.
Você faz uma viagem muito legal, conhece lugares extraordinários, mas, mesmo assim, sente que a viagem seria bem melhor se aquela sua amiga tivesse vindo com você: ela faz falta. Você sai com seu grupo de amigos, come, bebe, conversa, ri, mas gostaria que aquele amigo que se mudou estivesse ali também: você sente que falta alguma coisa. Você se dá bem com seus novos colegas de trabalho, mas sente um vazio quando se lembra dos antigos: você sente falta deles.
Você começa a pensar na vida e quer voltar para a sua infância, uma época em que ir à escola, jogar bola e andar de bicicleta eram as atividades que preenchiam seu dia. Você sente essa vontade louca de voltar no tempo! Mas sabe que não tem como. Isso é saudade! Você se lembra daquela viagem, não sabe quando vai poder repeti-la, mas quer (ah, como quer!) fazê-la amanhã: saudade! Você se lembra do seu amigo de infância, de como era bom passar o dia com ele, sabe que nunca mais será assim, ele já não faz parte do seu cotidiano, mas você sorri ao pensar que um dia pode vê-lo de novo: isso é saudade!
A saudade pode ser, simplesmente, uma lembrança boa do seu passado, mas é, em grande parte, mais desesperadora, é querer algo que não está ao seu alcance, como voltar no tempo ou se teletransportar para perto de alguém que ama. A saudade dói, corrói; é mais apaixonante, mais apaixonada, mas chega a fazer mal. Sentir falta de alguém, ou de um lugar, é mais reconfortante; você não se sente completo, também dói, falta um pedaço de você, mas é só por algum tempo. Mais cedo ou mais tarde, a pessoa volta, seu amigo volta, você consegue ir de novo àquele lugar maravilhoso (quem sabe sua amiga não vai junto?)... O buraco será tapado e o seu coração poderá, de novo, ficar sossegado e se preparar para sentir falta de outras coisas.
A saudade é mais paixão; o sentir falta, mais amor. Quando você une os dois... Bem, deixa para pensar nisso depois. Tema para textos futuros.


23/03/2014


Nenhum comentário: