quinta-feira, 7 de junho de 2018

Perspectivas

Perspectivas

(Paula Campos)

Ele está sentado na praça o observa o movimento. Dia cheio, praça cheia. Pessoas apressadas. Venta muito. Folhas dançam no ar. Entre idas e vindas e danças, lá do outro lado, ele enxerga uma moça sentada no banco. Ela parece estar segurando algo muito colorido, mas ele não consegue identificar o quê. Nem pensa em se aproximar. O movimento de pessoas continua grande. Ele força a vista. Nada.
Agora, menos pessoas passam pela praça e ele se concentra para ver o objeto. Curioso. Nota que, na verdade, não é um objeto que a moça segura, colorido é o gesso que envolve seu braço quebrado. Quebrado? Talvez. Gesso colorido?! Que diferente! Ele tenta focar sua visão para ver os desenhos no gesso, identifica borboletas e flores, parece um jardim. Encantado, se levanta para tentar ver melhor. Enxerga, inclusive, um coração. Que legal! Em meio à dor de um braço quebrado, alguém consegue trazer beleza para quem está por perto.
Ele começa a andar em direção à moça. Queria conversar com ela, elogiar o feito. No entanto, quanto mais se aproximava, menos bonito ficava o gesso. Depois de uns passos, começou a ver que o gesso estava rachando, que todos os desenhos perdiam sua forma. Voltou para seu lugar e viu tudo lindo de novo. Ficou sem entender. Levantou-se novamente e foi caminhando em direção à moça. Não quis mais elogiar. Pensou em perguntar o que houve com o gesso. Quanto mais perto dela, mais rachado parecia o gesso, mais feios ficavam os desenhos nele.
Quando estava de frente para ela, não conseguia mais identificar desenho algum. Só umas cores disformes. Olhou para a moça, que olhava para o nada. Uma lágrima escorreu pelo rosto dela, um nó se formou na garganta dele. Sem conseguir falar nada que a pudesse ajudar, foi embora. No caminho para casa, a pé, já que perdera o ônibus devido a sua curiosidade, ficou pensando em como são as pessoas. Como de longe alguém pode parecer tão alegre! Só quando nos aproximamos, conseguimos enxergar realmente o sofrimento alheio.

05/06/2018

Nenhum comentário: