sábado, 25 de janeiro de 2014

Florianópolis (20/01 a 25/01)

A viagem de Balneário até Floripa foi tranquila e rápida. Nem dormi, mas fiz questão de dar uma desligada do mundo e tirar um cochilo, só para não ouvir uma mulher que não parava de falar. Todo mundo do ônibus poderia falar onde ela morava, que ela tinha uma filha e que não fazia ideia de que ônibus pegar pra ir pra casa. Desembarcando na capital, fomos a pé para o Hotel Faial, que é bem perto. Só não contava com uns morrinhos, que fizeram minha mala parecer bem mais pesada. 
Depois de feito o check-in no hotel, saímos para nos ambientar e procurar almoço. As ruas do centro, perto do hotel, são bem estreitas e um pouco confusas, a princípio. Andamos, tomamos chuva de ar condicionado e encontramos um calçadão que ia até a Praça XV de Novembro (Rua Halfeld?). Acabou que lanchamos (parece que todos os restaurantes já estavam fechados) no Mini Kalzone, uma lanchonete ótima que tem aqui. Recomendo o smoothie "Na Moral", que, na moral, é ótimo. Batemos fotos na praça, na catedral e, mais tarde, no mirante da Ponte Hercílio Luz e no Parque da Luz. À noite, comemos no Dona Delícia Beer, que é quase em frente ao hotel. No dia seguinte, andamos pela orla até o Shopping Beira-Mar, almoçamos no Outback, e à tarde ficamos andando por perto do hotel, conhecendo o Mercado Público e o Camelódromo. À noite, fomos até a passarela de pedestre da rodoviária só para bater foto da ponte iluminada.
Foi no terceiro dia que conhecemos os pontos mais famosos da cidade: as praias. Compramos um passeio pelo centro, leste e norte da ilha. Mesmo passeando pelo centro, onde ficamos hospedados, conhecemos coisas novas. Depois, passamos pela Lagoa da Conceição, Joaquina, Barra da Lagoa (onde almoçamos uma Sequência de Camarão no restaurante Dois Irmãos. Dica: só peça isso se o grupo for de três pessoas famintas, caso contrário, não o peça, é desperdício.), praia dos Ingleses, Canasvieiras e, por último, a famosa Jurerê Internacional. Achei tudo muito bonito, realmente, mas as praias não me atraíram. São lindas e só. Mar estranho, muita gente e pouca sombra, quer dizer, sombra zero. Depois de me refrescar nas águas de Jurerê, cujas casas me atraíram mais que a praia e me fizeram me sentir pobre pobre, eu e Felipe subimos para conhecer o Forte de São José da Ponta Grossa, que é muito legal, proporcionando um visual maravilhoso com uma mistura de mar, gramado e construção em pedra. Só deu para bater umas fotos, pois já estava na hora de voltarmos para a van. Chegamos de volta ao hotel com chuva e saímos à noite para comer.
Na quinta e na sexta, já havíamos visitado as praias e quase todas as atrações do centro. Fiquei com medo de ficar entediada, mas tédio é uma questão de opinião. Havíamos descoberto, por acaso, um local na orla, onde poderíamos pegar bicicletas emprestadas por um hora. Isso mesmo: emprestadas!  Você preenche uma ficha, deixa sua identidade como garantia e sai para pedalar. Uma boa chance de passar por baixo das pontes e bater fotos legais. Quem visitar Floripa nas férias terá essa oportunidade. Fizemos isso nas manhãs de quinta e sexta. Na tarde de quinta, fomos ao Museu Histórico de Santa Catarina, perto da Catedral, um palácio muito bonito. O museu é legal, mas tem pouca coisa (principalmente para quem está acostumado com os museus de Minas), além de falta ar condicionado. Fica difícil ficar dentro de um lugar sem ar condicionado. Mas, apesar disso, é um lugar barato e legal de visitar, que ainda possui dois outros pontos positivos: é permitido bater fotos e tem água disponível e grátis! Na tarde de sexta, ficamos arrumando as malas e fugindo do calor. Depois, passamos no Mercado Público para comprar cuia e bomba (!) e, à noite, fomos mais uma vez ao Mini Kalzone (o "Sem Noção" também é bom).
Embora a minha primeira impressão tenha sido ruim e mesmo achando estranho o fato de o centro da cidade ficar vazio à noite, achei a cidade muito linda, agradável (apesar do calor) e as pessoas, em geral, bem educadas. Recomendo a visita à cidade. Uma capital que não tem cara de cidade grande e tem um beleza natural deslumbrante.


Mercado Público

Ciclovia Avenida Beira-Mar





Museu Histórico de Santa Catarina





Catedral

Jurerê Internacional


Forte de São José da Ponta Grossa


Canasvieiras


Barra da Lagoa

Joaquina


Mirante da Lagoa da Conceição

Mirante da Ponte Hercílio Luz


Calçadão

Orla - Av. Beira-Mar


Nenhum comentário: