domingo, 11 de abril de 2010

Amizade


Amizade
(Paula Campos Soares)

Minha visão de amizade é muito diferente da visão que a sociedade tem. A mídia em suas propagandas de cerveja mostra amigo como aquela pessoa com quem você está sempre aprontando alguma. Aquela pessoa que está sempre bebendo com você, assistindo a jogos com você, indo a festas com você. Se alguém espera esse comportamento de mim, vai se decepcionar.
Na verdade, por algumas pessoas esperarem isso de mim, vi algumas amizades minhas quase morrerem. Só digo que não morreram porque ainda há um sentimento de carinho mútuo e uma saudade dos bons tempos.  Você não deve esperar que seu amigo mude radicalmente, você deve se adaptar a ele. Difícil, né? Por isso eu sempre digo que amigos são poucos, pois são poucas as pessoas que conseguem se adaptar a outras.
Falando de um de meus amigos especificamente, eu me vejo como aquela pessoa que se preocupou, se dedicou, ouviu, aconselhou e no final foi ignorada. Vejo aquela dedicação quase como uma perda de tempo. Sabe por quê? A outra pessoa simplesmente notou que eu “só servia” para isso, que eu não gostava de sair. Ela se aproximou muito dos colegas com quem saía e, consequentemente, afastou-se de mim. Depois de um tempo você se cansa de ser a única a telefonar e mandar mensagens e para de lutar para manter contato sozinha. Foi isso que aconteceu. Agora temos algum contato pela internet, pois o carinho continua, mas o resto.... É passado.
Falando agora de meus verdadeiros amigos... Esses sim. Sabe quantas vezes nos vemos? Raríssimas. Isso é ruim, mas as poucas vezes em que nos encontramos são ótimas. A gente se diverte a nossa maneira: assistindo a filmes, comendo pizza, relembrando os tempos de escola e compartilhando experiências. A gente se conhece desde 1998, somos amigos de escola, amigos de RPG... E sabe por que dura tanto? A gente se adaptou ao estilo um do outro. Nós nunca cobramos do outro coisas de que sabemos que ele não gosta. Sempre houve e há respeito! Existe aquele que nunca sai de casa e aquele que trabalha em horários malucos, mas sempre nos respeitamos. A gente mal se vê, porém nós sabemos que podemos contar um com o outro. Isso é amizade.
Há também aquela amizade que começa por causa de uma certa admiração que aquela pessoa desperta em você. Isso acontece muito comigo nos lugares onde trabalho. Seja por um professor que tenha um caráter tão rico e honesto, seja por um aluno que goste realmente de estudar e tenha respeito pela escola. Quando essa admiração se instala, num piscar de olhos você já se vê preocupada com esta pessoa, quer ficar perto, conversar. Sabe por quê? Porque o ambiente fica bom, a companhia é agradável e, convenhamos, isso é meio caminho andado para uma amizade.
Quis fazer este texto para mostrar o quanto eu gosto dos meus amigos, tenham eles 15 ou 35 anos, estejam eles longe ou perto. Fiquei sem inspiração hoje. Tentei até fazer um poema, mas não consegui, não sou boa com poemas. Espero que me desculpem.


21/07/2009

Nenhum comentário: