quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mercenários da educação


Mercenários da educação
(Paula Campos Soares)

Toda reação teve sua ação. Toda consequência teve sua causa. Sendo assim, todo resultado teve sua escolha. Concordam? Então se uma pessoa faz uma escolha, ela não deve reclamar da reação, consequência e resultado que ela traz.
Comumente, há pessoas reclamando da vida e uma das reclamações mais frequentes é a relativa a salário. Concordo plenamente que nós, professores, não somos valorizados como deveríamos (na verdade, nem somos valorizados), mas quem escolheu ser professor? Vamos voltar à questão da escolha: toda escolha tem seu resultado. Nossos pais sempre diziam “pense bastante nas coisas antes de fazê-las”; alguns professores deveriam ter escutado a frase “pense bem antes de escolher sua profissão”.
Muito me espanta nós, professores que somos, educadores, formadores de cidadãos, maiores exemplos de nossos alunos, termos nos tornado, em tão poucos anos, os piores exemplos para nossos alunos. Como pode um professor entrar em sala e falar que não gosta de ser professor? Esse mesmo professor vive reclamando que os alunos não o respeitam. Lógico! Eu não respeitaria! É a mesma coisa de você ir a um médico e ele falar que detesta ser médico. Eu nunca confiaria num médico desses, e você? Você professor não confia em si próprio e quer que os alunos confiem... Uma aluna minha uma vez me contou que foi recriminada por uma outra professora quando ela disse que queria fazer História: “Vai virar professora? Está louca? Faz isso não!”. Meu Deus, onde estamos? Eu ficaria toda orgulhosa de ver uma aluna querer seguir minha profissão, mesmo ela sabendo das imensas dificuldades pelas quais passamos.
Mas voltemos à questão dos salários, quer dizer, da reclamação com relação ao salário. Nunca vou concordar com o salário que recebemos. É um absurdo, sim, pessoas tão estudiosas como os professores, tão batalhadoras, serem tão mal remuneradas. Mas eu escolhi isso. Eu escolhi ser professora, ninguém escolheu por mim. Eu não sou hipócrita e ridícula a ponto de não fazer meu trabalho direito só porque não recebo direito, pois, afinal, quem não trabalha direito nunca vai merecer um salário digno. Não sou daquelas que só fazem algo extra pela escola se for ganhar dinheiro extra ou crédito. Lógico que preciso do dinheiro; vivemos num mundo capitalista, ora bolas. Mas há uma enorme diferença entre ser capitalista e se tornar um mercenário. E, infelizmente, constatei que a maioria dos professores é mercenária.
O que mais me entristece é ver que pessoas como essas, mercenárias, são chamadas de educadoras. Se os alunos seguirem esse exemplo de educador vão se transformar em políticos corruptos ou profissionais mercenários e, esses mesmos professores, estarão reclamando de seus alunos para sempre.


14/04/2010

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei o texto. As profissões mais gratificantes e mais "divertidas" de se exercer são as que nem tão bem remuneradas são.

Felipe Souza Soares disse...

Atualmente, o adjetivo que mais reflete a situação do professor é abnegação. Acredito que, ao se cogitar essa carreira, essa deva ser uma das características presentes no profissional, o que não quer dizer, no entanto, que não devemos lutar por uma valorização da profissão e da realidade educacional tão necessária à sociedade brasileira. A busca irrefletida e radical por um aumento salarial dentro da carreira causa, muitas vezes, o predomínio de professores que não têm ligação com as escolas em que trabalham (por serem muitas), o que, a longo prazo, tende a desqualificar e destruir ainda mais a imagem do docente enquanto profissional sério, bem formado e comprometido com os fundamentos da educação.

Vanessa Almeida disse...

Escrever bem é coisa de irmã ? UAHSHAUHSHAS '
Texto lindo sister, manerão. Parabéns !

Mariii disse...

Depois do comentario do Felipe nem tenhu mto a dizer.
Mas concordo plenamente...
Afinal, Sim realmente vcs professores são nossos maiores exemplos, e querendo ou não exercem sobre nós, alunos, uma influencia mto grande.
A responsabilidade que vcs carregam nas costas se comparadas a outras profissões é infinitamente constante e pesada. Vcs alem de ensinarem o q sabem, estão construindo cidadãos e profissionais q necessariamente seguem a partir de vcs extintos q influenciam na personalidade de um ser.