domingo, 18 de dezembro de 2011

NY - o sexto dia

Na verdade, o sexto dia não foi em NY, foi em Washington. Pegamos o trem da Amtrak às 5h45min na Penn Station rumo a Union Station em Washington.
A Union Station é linda, uma estação antiga, porém moderna. Ela está se tornando um Shopping Center também, com mais de 100 lojas. Saindo da estação você já se depara com o Capitólio e praticamente não consegue mais tirar os olhos dele. Ele é lindo! Próximo a ele há a Suprema Corte e Biblioteca Nacional (eu acho).
Nós saímos do Capitólio e fomos em direção ao Washington Monument. Para isso, precisamos andar pelo The Mall, onde fica a maioria dos museus da cidade. Ele é enorme, na verdade, tudo nessa parte da cidade é gigantesco, realmente monumental. Fizemos uma parada no Air and Space Museum, o museu da NASA. É fantástico, muito bom mesmo. Para podermos ver o museu todo, temos que tirar um dia inteiro para ficar lá. Ao contrário de NY, os museus de Washington são todos de graça. Pena que, por causa do tempo curto, não deu para visitar mais nenhum.
Saímos do museu e continuamos em direção ao Washington Monument, na verdade, procurando alguma placa que nos desse a direção da Casa Branca. A cada placa que seguíamos, distanciávamos-nos mais ainda dela. Depois de muita volta (que valeu a pena, pois vimos muitos lugares bonitos) e muita conversa pela rua perguntando pela Casa Branca, chegamos até ela. Realmente, como diziam, a visão que se tem dela é muito distante. Você fica na grade, depois tem o gramado extenso e só depois, bem longe, você vê a tal. Convenhamos que realmente ela é protegida, pois até para chegar a ela você pena.
Depois de encontrar a Casa Branca, sentamos numa praça para descansar, pois não aguentávamos mais andar. Ficamos muito tempo nela até decidirmos pegar o Hop On Hop Off, aqueles clássicos ônibus turísticos double decks. Vale muito a pena para quem vai ficar mais de um dia, pois você paga um preço fixo, por exemplo, por dois dias e roda a cidade inteira nele, descendo nos pontos que quer visitar nas paradas programadas. Ficamos nesse ônibus até anoitecer e conseguimos ver algumas partes da cidade que nossas pernas não nos permitiram. É, deveríamos ter subido nele antes, mas está bom. Quem sabe numa próxima...
Voltamos à estação para esperar pelo trem, que sairia às 20h45min, e aproveitamos para comer e fazer umas comprinhas.
PS: A Amtrak disponibiliza wi-fi grátis para os passageiros tanto no salão de espera como no trem, durante toda a viagem. É ótimo!