sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Segundo tempo


Segundo tempo
(Paula Campos Soares)

Há dois meses, tudo o que eu mais queria era que o fim do ano chegasse. Isso foi há dois meses.
Fazendo uma breve retrospectiva, esse ano começou com tudo o que eu não gosto: ansiedade. Na verdade, muitos podem falar que reclamo de “barriga cheia”, já que fui aprovada em um concurso público extremamente concorrido. Pois é, mais uma vez faço um concurso para me testar e passo. Sinceramente não esperava por isso e essa aprovação mudou completamente minha vida. Por causa dela, tive que mudar meus horários por completo, trabalhar três turnos, em quatro escolas, abandonar uma das melhores escolas da cidade por falta de horário (e pior, recusar voltar quando chamada de volta), e depois abandonar outra. Saldo: terminei o ano trabalhando em três escolas, efetiva em dois cargos públicos, mas me sentindo sugada, inútil, infeliz. Porém, não entrarei no mérito da questão.
Obviamente, uma vida não se resume ao lado profissional, mas quando seu lado profissional exige tanto de você que não resta tempo para amigos, família e casa, parece que não vale a pena. Mal vi meus amigos, mal fiquei em casa e me senti mais sozinha do que nunca, mesmo quando não estava. Nem escrevi, nem cantei. Medos surgiram, paranóias também e havia uma luta constante minha contra mim mesmo, tentando barrar pensamentos ruins. Muitas batalhas eu venci, mas aquelas que me derrotaram me deixaram down por muito, muito tempo.
Meu ano só começou a mudar em setembro. Em setembro consegui algo que achei que não conseguiria, algo que me proporcionou uma viagem que me trouxe muito mais do que boas recordações encontradas em fotos. Com essa viagem, eu comecei a me ganhar, me reencontrar, venci todas as batalhas contra mim mesma, todas! Todos os medos que apareceram em meu caminho, eu enfrentei. E venci! Eu venci! Mais do que o alívio por me reencontrar, agora tenho experiência a mais, amigos a mais, enfim, tenho Paula a mais. Voltei a escrever, voltei a cantar.
Há dois meses eu queria que o ano acabasse. Isso foi há dois meses. Agora que seu fim se aproxima, eu queria que durasse um pouco mais para eu poder aproveitar tudo de bom que conquistei. Como diria uma amiga: “Aos 45 do segundo tempo, perdi o direito de reclamar de 2011”.

30/12/2011

2 comentários:

Raíssa disse...

Tudo de bom que você conquistou continua!

Profª. Paula disse...

Que bom! Com certeza esse ano já está começando melhor.